Dica Semanal

NESSA SEMANA VOU INDICAR DOIS FILMES, ISTO EM COMEMORAÇÃO A CONFIRMAÇÃO DE CANONIZAÇÃO DE DOIS GRANDES HOMENS NA IGREJA CATÓLICA. BEATO JOÃO XXIII E O BEATO JOÃO PAULO II

  • O FILME: PAPA JOÃO XXIII

 

Título original: O Papa Bom (2003)

Diretor: Ricky Tognazzi

Duração: 180 min.

 

Na semana em que fomos surpreendidos pela admirável decisão de Bento XVI, vale a pena assistir e lembrar do Papa João XXIII(1958-1963).

João XXII é o papa que fez mudanças profundas na Igreja, a partir de sua experiência de homem simples. O mundo vivia tempos de guerra fria, comunismo e capitalismo, como dois campos opostos, a Igreja fechada em seu mundo, com dificuldade de dialogar com esses desafios. Ele propõe o diálogo, o encontro dos diferentes, a escuta, o caminho da paz.

Ele é o papa que convocou o Concílio Vaticano II. O filme mostra os conflitos que enfrentou para convocá-lo e sua participação no concílio. Também mostra o papel do papa durante o conflito entre os EUA e a União Soviética no caso dos mísseis em Cuba.

A vida de João XXIII nos ensina que o cultivo do Bem Viver passa pelo respeito, pela simplicidade e, de modo especial, em admitir que o Outro é diferente e pode pensar de modo diverso ao meu.

O filme é uma lição de fé e amor pela Igreja, além nos contagiar com um destemido espírito de abertura, sem medo do novo.

 

 

  • O FILME: KAROL O HOMEM QUE SE TORNOU PAPA

 

Aos 18 anos, o jovem polonês Karol Wojtyla (Piotr Adamczyk) dedicava-se aos estudos e ao desejo de ser ator e escritor. Mas quando as consequências da Segunda Guerra Mundial passam a assombrar seu país, com a invasão das tropas nazistas, Karol presencia os horrores de um povo cruelmente perseguido e destruído. Diante de tanta dor, decide se tornar padre e ajudar àqueles que precisam. Tem início sua jornada rumo à devoção e à esperança. Wojtyla disseminou palavras de fé, de paz e de liberdade, distribuindo amor entre os desenganados. Com a chegada do Comunismo, combateu o regime totalitarista corajosamente, convencido de que, mesmo ameaçado, tinha o dever de fazer algo em prol da humanidade. Wojtyla foi o escolhido. Aceitou seu destino e tornou-se o Papa João Paulo II, o mais querido e popular de todos os tempos, e que esteve determinado até o fim a amenizar os sofrimentos e as angústias do homem. 
 

CARACTERÍSTICAS: 

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 Anos 
Código da Região: ALL - Todas as regiões 
Idioma da Legenda: Português / Inglês 
Idioma do Áudio: Português / Inglês 
Inadequação: Contém Cenas De Violência (Agressão Física) 
Sistema de Som: Dolby Digital 5.1